Á coisas neste mundo que nos surpreendem, por exemplo eu já ouvi falar de arte com tinta invisível, o que não sabia é que havia uma exposição dedicada a arte que não se consegue ver…
Na Hayward Gallery em Londres uma exposição muito especial conta com inúmeras obras de arte invisíveis. Há por exemplo uma moldura com um papel branco para onde o artista Tom Friedman olhou repetidamente durante cinco anos….
Também podemos encontrar por lá a “Escultura Invisível” de Andy Warhol e algumas pinturas criadas com tinta invisível. É claro que tudo isto é um pouco bizarro, especialmente porque quando nós vamos a uma exposição de arte é para vermos qualquer coisa e neste caso isso não é possível…
O ponto alto da exposição é, um relatório das autoridades do artista Maurizio Cattelan no qual ele reportou que lhe tinha sido roubada, imagine, uma escultura invisível. Com muito sentido de humor à mistura esta exposição é mesmo uma realidade, mas eu não posso deixar de pensar que todo aquele espaço estaria melhor se fosse ocupado por trabalhos que se pudessem ver…