Mercedes destrói exemplar pirata do 300SL como "recado"

O 300SL “asa-de-gaivota” é o maior ícone da Mercedes-Benz, e foi por isso que a fábrica alemã destruiu o exemplar das fotos acima. Parece incoerente? Não tanto, pois o carro era uma réplica não autorizada fabricada na Alemanha. Além de ser um dos modelos mais raros já produzidos, com apenas 1400 exemplares construídos em sua versão cupê, ele é um carro bastante caro, e foi exatamente por isso que se tornou tão popular entre os construtores de réplicas. Mas agora a Mercedes resolveu impedir que terceiros ganhem dinheiro com sua criação e por isso está processando qualquer empresa que faça réplicas sem sua autorização. Depois de sua primeira vitória nos tribuinais, a fabricante resolveu mostrar a todo mundo o que acontece com quem não pede licença a eles e fotografou o processo de destruição da cópia. A atitude cruel dos alemães pode ser um recado também para quem se encantou ao ver o processo de restauração do 300 SL mais antigo de todos, feito por eles e devidamente documentado nesse post aqui. Veja o que disse a Mercedes em sua declaração oficial: “As formas da carroceria do lendário modelo asa-de-gaivota é marca registrada da Daimler AG. Qualquer construção, oferta ou venda de réplicas do veículo estará infringindo os direitos da empresa. Isso se aplica mesmo às réplicas que não incorporam logotipos ou marcas-registradas da empresa. A Daimler AG vem fazendo uma aborgadem mais rígida a quem faz réplicas de seus veículos”. Essa é a famosa “sutileza” germânica.