O fluido de freio é parte integrante e um dos principais componentes do sistema de freio automotivo. É item de muita importância e deve-se dar atenção prioritária na manutenção preventiva desse sistema.
O fluido de freio é considerado um componente do sistema de freio, sua função é de transmitir o movimento e força proveniente da ação do motorista até as rodas. O fluido de freio está fazendo o papel de cabo de freio ao transmitir o movimento, logicamente com muito mais eficiência, sem que haja folga ou rompimento da ligação.
Além disso, o fluido de freio contribui com o efeito de multiplicação da força, através dos conceitos da hidráulica, onde um fluido atuando sobre uma determinada área, que no caso são as dos pistões de acionamento, amplifica a força de acionamento.
Porém, com todas estas vantagens o fluido de freio carrega com sigo algumas propriedades especiais para desempenhar com segurança o seu papel, e que acabam, com algum tempo e alguma quilometragem, perdendo sua eficiência sendo necessária a sua substituição.
O fluido de freio é desenvolvido com tecnologia que tem por principal função suportar as altas temperaturas, gerada pela fricção das partes de contato do sistema de freio. Para isto o fluido de freio vem tendo uma evolução junto com o veículo, seguindo uma classificação Dot. Os fluidos mais modernos estão classificados como Dot 5 ou Dot 6. Esta classificação indica, inclusive, a temperatura de ebulição do fluido, muito próxima a 300º C. O ponto de fulgor e algumas características são melhorados ano a ano para os fluidos suportarem operações de trabalho extremas.
Contudo, o fluido perde sua validade com o tempo e quilometragem. O fluido de freio tem propriedade higroscópica, absorver a água, que se torna um contaminante e baixa o ponto de fulgor e ebulição do fluido. É necessária a substituição dentro do prazo estipulado pelo fabricante na manutenção preventiva do Automóvel.