Por dentro do Tesla S (com Tegra 3)

Esse carro abaixo é o Tesla S, novo sedã que será lançado nos próximos meses no mercado norte-americano. Parece qualquer carro comum visto numa bela foto de divulgação… Mas, ao abrir o capô, os mais desavisados podem estranhar: O Tesla S é um carro elétrico e, por isso, não tem um motor convencional. O motor fica embaixo do porta-malas, e toda a parte inferior do veículo é uma grande bateria recarregável. Serão oferecidos quatro tipos de baterias, com capacidades de 40 kWh (uns 250 km de autonomia), 60 kWh (370 km de autonomia) e duas de 85 kWh (482 km de autonomia, incluindo uma versão “Performance” com aceleração de 0 a 96 km/h em apenas 4,4 segundos (o modelo básico, para comparação, faz a mesma coisa em 6,5 segundos). Mas não é só pelo fato de ser elétrico que o Tesla S aparece aqui neste ZTOP. Ele tem uma das tecnologias embarcadas de navegação, entretenimento e controle mais legais que já vimos e que usa processadores Nvidia Tegra 3 para mover tudo isso. Um Tesla S estava aqui na GPU Tech Conference, em San Jose, e aproveitei para ver de perto. Essa é a visão do motorista: o painel frontal é uma tela de 12,3 polegadas que mostra informações básicas sobre o carro e o velocímetro, acompanhado por uma tela lateral de 17 polegadas sensível ao toque. O painel eletrônico visto de frente. Note que tem um gráfico do consumo de energia à direita: E dá para fazer tudo nessa telona gigante: controlar a reprodução de mídia, ligar o GPS, ver os dados sobre consumo de energia, ativar uma câmera (que não funcionou) e telefonar. Ah sim, o sistema de navegação tem um browser nativo. Segundo a fabricante, o preço sugerido do Tesla S vai ficar entre US$ 55 mil (modelo mais básico) e US$ 95 mil (topo de linha) nos Estados Unidos, mas o veículo será vendido também na Europa até o final do ano. Mais informações no site da Tesla.