A treta é a seguinte: Mitt Romney, pré-candidato republicano à presidência dos EUA, pretende gastar US$ 12 milhões em uma reforma de sua mansão em San Diego, Califórnia, uma expansão que inclui um “elevador de carros” para sua garagem de quatro lugares. A notícia tem sido usada para descrever o cara como alguém “distante” e “incapaz de entender” o trabalhador comum. Isso é ridículo. A verdade é que todo trabalhador provavelmente acha que elevadores de carros são incríveis. E são mesmo.
Tudo começou quando o site obteve de uma campanha rival os planos para a reforma, que envolvia uma garagem para quatro carros com uma “plataforma”, um chuveiro externo e um porão com 335 metros quadrados.
Mas enquanto a campanha de Romney afirmou que era simplesmente um mecanismo para armazenar carros em espaços apertados, o termo “plataforma” logo se transformou em “elevador para carros” em manchetes de sites e logos os concorrentes e outros veículos pegaram carona.
Mas é injusto dizer que Romney está “fora de sintonia” com um cidadão comum por querer uma plataforma ou elevador. Francamente, acho que a maioria das pessoas gostaria de ter um elevador para carros caso tivessem o dinheiro necessário para comprar um.
E isso é porque são legais e oferecem mais espaço para guardar carros. Sério, quem não gostaria de ter mais espaço na garagem?
A verdade é que plataformas – como a que você vê no vídeo abaixo – não são apenas bacanas, mas às vezes até necessárias. Em muitas regiões, leis de zoneamento e construções proíbem qualquer tipo de expansão na área ocupada pela casa. Às vezes, o proprietário precisa de mais espaço. E para elas, um elevador ou plataforma funciona.
Não vamos usar a coleção de carros de Romney como uma oportunidade de difamá-lo por algo que praticamente todos os fãs de carros – e provavelmente qualquer João da Silva – gostariam de ter, e por ter o dinheiro necessário para isso.