Peugeot-Citroën no rastro da BMW e Audi

Graduado na Escola Nacional de Administração, a universidade que formou chefes de estados, como Nicolas Sarkozy e Jacques Chirac, Frédéric Saint-Geours, diretor mundial das marcas Peugeot-Citroën, tem um grande desafio a vencer: elevar o valor das marcas no mundo. A PSA quer que seus carros estejam mais próximos dos modelos oferecidos pelas marcas de luxo, como Audi, BMW e Mercedes-Benz. Para isso, Saint-Geours, explica que os próximos lançamentos da montadora francesa no mercado mundial serão modelos bem mais sofisticados. A meta da empresa é ter 20% das vendas do Grupo nesse segmento, ainda em 2012. No ano passado, 9% dos veículos vendidos no mundo eram considerados premium. A PSA alcançou a venda de 3,54 milhões de unidades em 2011. No primeiro trimestre de 2012, vendeu 790,1 mil carros, ante 921,4 mil unidades no mesmo período do ano passado. “Esses carros não serão somente para mercados maduros. Estamos apostando justamente nos emergentes, como China e Brasil. Este ano, a linha DS, da marca Citroën, será apresentada ao consumidor brasileiro. E na China, teremos uma fábrica desses modelos”, explicou o executivo, que esteve no Brasil na semana passada. Segundo o executivo, a parceria na China vai permitir a construção das fábricas de veículos e motores, assim como de um centro de desenvolvimento. “A produção, que terá início em meados de 2013, será de 200 mil carros por ano numa primeira etapa, para em seguida aumentarmos em função da demanda do mercado chinês”.