agora é a vez de um japa mostrar como é que se sobrevive like a boss. Com uma diferença: a câmera está onboard, montada sobre a rabeta da moto!
O susto aconteceu em… Baby Nürburgring, o autódromo norte-americano de Sears Point, hoje chamado Infineon Raceway. Novamente, na sessão de classificação. Nome do sobrevivente: Genki Hagata.
Neste vídeo onboard, conseguimos entender como acontece o tombo high side – que é quando o cara sai voando por cima da moto. Devido à altura do impacto, fraturas no ombro, braços e pulsos são bastante comuns. Tudo começa quando a motocicleta destraciona no ponto de reaceleração da curva. Em um carro de corrida, a traseira começa a escorregar e o piloto só precisa fazer um contra-esterço no volante.
Mas em uma moto, não há contra-esterço nestas circunstâncias. Quando a traseira começa a escorregar mais do que o normal e o piloto não conseguiu corrigir a situação com extrema delicadeza, duas coisas podem acontecer: uma delas é muito ruim, a outra é terrível. A muito ruim é quando a traseira continua escorregando até o ponto da ponto não ter mais aderência e tomba para o mesmo lado que ela estava deitada – é o low side. Nele, o piloto vai deslizando constrangedoramente até a parte de fora da pista – isso se não houver guard rails, postes, árvores ou qualquer outro objeto indesejado em sua rota.